É consenso que a pauta é um documento importante na prática
do jornalismo como um todo. No entanto, no jornalismo de televisão, a pauta
ganha um status ainda maior.
A pauta está relacionada ao planejamento de elaboração de
uma matéria. E, na mídia TV, o planejamento é ainda mais exigido, até em função
da miríade de detalhes que devem ser levados em consideração.
Alguns autores consagrados, como Vera Íris Paternostro e Heródoto
Barbeiro, utilizam a denominação “pauteiro” para se referir ao produtor. A
denominação “Pauteiro” é mais comum no sudeste.
Após receber a pauta e ir à rua, o repórter deve
“satisfação” à chefia de reportagem, no sentido de que deve manter a redação
informada sobre os passos tomados. Apenas em alguns casos específicos, o
contato com a chefia não é imperativo. O exemplo fica por conta de coberturas
em locais onde não há sinal de celular ou internet, o que, evidentemente,
inviabiliza o contato do repórter com a redação. Este cenário é passível de
ocorrer em algumas cidades do interior ou nas zonas rurais.
Profissão - Jornalista de TV: telejornalismo aplicado na era digital | Regina Villela. Editora Ciência Moderna.
Manual de produção de televisão: | Herbert Zettl. Editora Cengage.
O texto na TV: manual de telejornalismo | Vera íris Paternostro. Editora Elsevier.
Leia mais sobre pauta
jornalística.
Profissão - Jornalista de TV: telejornalismo aplicado na era digital | Regina Villela. Editora Ciência Moderna.
Manual de produção de televisão: | Herbert Zettl. Editora Cengage.
O texto na TV: manual de telejornalismo | Vera íris Paternostro. Editora Elsevier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!