Pauta no telejornalismo

Sérgio Vaz

É consenso que a pauta é um documento importante na prática do jornalismo como um todo. No entanto, no jornalismo de televisão, a pauta ganha um status ainda maior.

A pauta está relacionada ao planejamento de elaboração de uma matéria. E, na mídia TV, o planejamento é ainda mais exigido, até em função da miríade de detalhes que devem ser levados em consideração.

O profissional responsável pela pauta, no telejornalismo, é o produtor. 

Alguns autores consagrados, como Vera Íris Paternostro e Heródoto Barbeiro, utilizam a denominação “pauteiro” para se referir ao produtor. A denominação “Pauteiro” é mais comum no sudeste.

Após receber a pauta e ir à rua, o repórter deve “satisfação” à chefia de reportagem, no sentido de que deve manter a redação informada sobre os passos tomados. Apenas em alguns casos específicos, o contato com a chefia não é imperativo. O exemplo fica por conta de coberturas em locais onde não há sinal de celular ou internet, o que, evidentemente, inviabiliza o contato do repórter com a redação. Este cenário é passível de ocorrer em algumas cidades do interior ou nas zonas rurais.

Leia mais sobre pauta jornalística.






Profissão - Jornalista de TV: telejornalismo aplicado na era digital | Regina Villela. Editora Ciência Moderna.



Manual de produção de televisão: | Herbert Zettl. Editora Cengage.



O texto na TV: manual de telejornalismo | Vera íris Paternostro. Editora Elsevier. 

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