A pauta, no jornalismo, ajuda a contextualizar o jornalista
que cobrirá um fato, fornece ângulos para o foco do profissional sobre o evento a ser coberto e traz
elementos que ajudarão, na prática, o desenvolvimento da atividade.
Este documento pode, por exemplo, trazer uma sugestão de lide, antecipar possíveis entrevistados, com seus respectivos contatos e endereços, sugestões de perguntas para as entrevistas etc.
Este documento pode, por exemplo, trazer uma sugestão de lide, antecipar possíveis entrevistados, com seus respectivos contatos e endereços, sugestões de perguntas para as entrevistas etc.
Há casos em que o repórter precisa de uma autorização prévia
para acessar o local cenário de uma entrevista ou notícia. É igualmente função
do pauteiro conseguir tais autorizações. A lógica é fazer com que o repórter
ganhe tempo, pois em muitos casos, o deadline é uma ameaça constante.
As pautas não são apenas confeccionadas com base em
acontecimentos próximos. É evidente que a atualidade é inerente ao jornalismo.
Não por acaso, um bom pauteiro precisa estar atento aos noticiários das
agências, à internet, aos outros veículos, aos contatos dos leitores, ouvintes
ou telespectadores e, até mesmo, às radioescutas. Também as sugestões dos
próprios repórteres são necessárias, pois o simples presenciar de um fato nas
ruas pode ensejar uma pauta relevante.
Todavia, fatos considerados frios, ou distantes no tempo, da
mesma forma, podem render boas pautas. Fatos relacionados a efemérides
importantes, ou captados em arquivos – como a coleção dos jornais de datas
anteriores – podem configurar-se como o primeiro passo de muitas matérias. Há
casos, a bem da verdade, que a pauta de um evento distante no futuro é
necessária, pois, a depender do assunto, o jornalista precisará de tempo para
desenvolver uma boa matéria, abrangendo entrevistas e levantamentos
historiográficos.
O importante é a relevância. Se a tema for relevante para a
sociedade, pode ser ele na esfera da política ou do comportamento, será
merecedor de atenção através de uma pauta.
No caso da mídia televisão, costuma-se admitir que a pauta
possui um peso ainda maior. Aqui, a produção responsável pelo documento deve
inserir ainda indicativos para a obtenção de imagens – com orientações
inclusive para o cinegrafista – além de listar os equipamentos necessários a
execução da reportagem.
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Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias | Heródoto Barbeiro & Paulo Rodolfo de Lima. Editora Campus.
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Indicações bibliográficas sobre o assunto:
Jornalismo Diário: reflexões, recomendações, dicas, exercícios | Ana Estela de Sousa Pinto. Editora Publifolha.
Introdução ao jornalismo diário: como fazer um jornal todos os dias | Luiz Caversan. Editora Saraiva.Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias | Heródoto Barbeiro & Paulo Rodolfo de Lima. Editora Campus.
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